Ola amigos modelistas. Neste "pequeno" artigo pretendo mostrar passo a passo como construir o aeromodelo elétrico mostrado na foto acima ( QUICK ) , que apesar do nome é um aviao facil de voar e bem tranquilo. Este modelo foi construido utilizando os métodos apresentados abaixo , com o único detalhe que os moldes das fotos abaixo são do modelo Aeronca , mas isso em nada influencia para que voce possa construir o seu modelo..

Os arquivos para fazer os moldes do aero estão no final da página.

Dados técnicos :

Envergadura : 100 cm
Peso : +- 500 gramas ( dependendo do equipamento utilizado )
Motor : Speed 400 6v/350 reduzido
Material de Construção : DEPRON e isopor p3
Entelagem : Vinil
Helice : 6X3
Isopor : P3
Depron : 3mm

Para começar iremos explicar como é feito uma fuselagem em isopor maçico. Para isso precisamos de 4 moldes , dois moldes laterais e dois moldes superiores. Estes servirão para dar o formato básico do aviao.

Como fazer o molde :

Imprima os arquivos que acompanham este artigo e cole em cima de uma chapa de fotolito. Você encontra estas chapas facilmente em gráficas , após o uso elas são guardadas para ser vendidas por kilo , ou seja com alguns reais voce compra chapas pra dezenas de modelos.

Recorte os moldes em aluminio (fotolito),em seguida lixe com uma lixa bem fininha as bordas do molde. Passe a mão nas laterais e veja se realmente ficou liso , qualquer irregularidade pode prender o fio de corte que é muito fino e engata em qualquer coisa.

O Aluminio costuma ser bem fino e entorta facilmente , para ajudar nisso eu colo cartolina grossa em cima do molde o que dá uma resistencia a mais e facilita na hora de prender no isopor.

Agora que você já tem os moldes prontos e lixados vamos ao corte da fuselagem.

Primeiramente consiga um bloco de isopor de 5cm de espessura , 60 cm de comprimento de 20 cm de altura.

Posicione um molde de corte superior na parte de cima do isopor e outro em baixo , observe para que a linha central dos moldes fique alinhado. Caso contrário sua fuselagem sairá torta. Com os moldes alinhado posicione o arco de fio quente no inicio do molde e passe por toda a fuselagem de forma uniforme. Se este for seu primeiro teste não se preocupe caso ocorra ondulacoes ou o corte não fique bom , é normal nos primeiros testes. Nada que uma lixa depois nao possa resolver.Repita o mesmo processo do outro lado da fuselagem.

Com o corte superior finalizado , retire os moldes e coloque os moldes laterais do aviao , não se esqueça de alinhar os dois moldes para que o avião na fique torto. Repita o mesmo processo de corte anterior. Com um estilete recorte o lugar onde irá encaixar a asa. Na planta está identificado.

Com isso temos a fuselagem cortada porém "quadrada" , para deixarmos com cara de aviao , algumas coisas terão que ser no olhometro. Ou seja pega uma lixinha fininha e mãos a obra arredondando as laterais , na parte do canopy primeiramente tire o excesso de isopor com um estilete , deixando ele "quase" arredondado e finalize com uma lixa fininha.. Agora sim temos a fuselagem quase pronta , faltando abrir os espaços para os equipamentos e instalar as superficies de comando.

Ao lado a fuselagem devidamente cortada ( ainda sem estar arredondada)

:: ABRINDO ESPAÇOS PARA OS EQUIPAMENTOS

Para abrir os buracos no avião com qualidade, existe algumas ferramentas de corte como um cortador com fio quente, quadrado , microretífica
dremel e etc , mas como nem todo mundo possui essas ferramentas utilizarei o método mais facil , o incrível , o mais tecnologico , o mais perfeito , o mais conhecido como estilete :-)).

Primeiramente , retire a parte que irá ficar em baixo da asa pois o equipamento ficará ali e esta parte retirada servirá como tampa ( FOTO AO LADO ) . ( parte indicada na planta )




Em seguida faca cortes para dentro da fuselagem como indica a segunda foto ao lado. Para sacar este isopor do aviao , basta fazer um corte lateral na fuselagem e o bloco irá sair inteirinho!!. Não utilize o desenho da planta para este corte. Pegue os seus equipamentos e desenhe o espaço necessário no avião , os equipamentos variam muito de tamanho. Na foto ao lado estou retirando um quadrado onde irá ficar o receptor e o speed. Faça quantos buracos forem necessários para caber todo seu equipamento ou entao faça um buraco grande para caber tudo de uma vez. OBS : Quanto mais isopor você retirar desta parte mais fragil fica sua fuselagem. Por isso eu prefiro fazer um furo para cada equipamento.

 

Para o motor , o método mais facil seria utilizar uma dremmel ou qualquer micro retífica com uma lixadeira redonda na ponta , eu não sei de outra opcão fora a micro retífica para este caso , mas como todo aeromodelista tem um geniozinho dentro , não será dificil improvisar uma ferramente para abrir um simples buraco que encaixe o motor justo.
Tente deixar o buraco justo para que o motor não fique se movendo. Para fixar o motor você pode utilizar cola quente. Os meus são presos assim e até hoje nao tive problemas de soltar. A Ferramente que eu utilizo para fazer o furo do motor está na foto ao lado. É uma lixa circular da dremmel.
Para que vocês possam entender melhor , eu utilizo essa lixa como uma broca , ou seja fazendo furos pela frente da fuselagem. Vocês devem estar pensando , mas ela nao tem lixa na lateral ? sim , a lixa é na lateral mas como a frente da nossa "broca" possui um parafuso e irregularidades , essas irregularidades arrancam o isopor com facilidade. Vocês devem notar que o fundo do buraco do motor nao irá ficar lisinho , mas as bordas ficarão por ter a lixa na lateral. Se você quiser corte uma lixa e adapte na frente da ferramente mostrada na foto , ai vocês terao lixa lateral e na frente .

Colaboração de Novelli :
Dá pra usar uma pedra também!!!! existe uma pedra cilindrica como acessório das dremel... eu uso uma dessas e funciona muitissimo bem.... tem a lixa em todos os lados...

Para terminar as "buracada" da fuselagem faça o corte do profundor, isso é facilmente feito cortando com um estilete nas linhas indicadas na planta ( IDENTIFICAR)

O leme voce faz os cortes por cima do aviao , e depois da uma "puxadinha" no isopor , ele ira quebrar em baixo , mas com uma lixinha voce deixa tudo bonitinho.


Com a fuselagem pronta vamos aos estabilizadores. Com um papel carbono desenhe o leme e profundor em depron 3mm. Corte e lixe. Este aviao não tem leme. Apenas profundor. No profundor corte na linha indicada na planta ( IDENTIFICAR ). Para que o profundor possa movimentar livremente precisamos fazer um corte de 45º graus nele. Observe o desenho ao lado. Para fixaçao do profundor sem utilizar dobradiças utilize o método ao lado. Para isso voce deve juntar o profundor do estabilizador como mostra a imagem de cima e passar a fita adesiva na parte superior. Em seguida vire o profundor pra cima e passe fita adesiva na parte de baixo.
Á Fuselagem está quase finalizada. Separe o que foi feito até agora e vamos ao corte da asa.

A Asa segue o mesmo método de corte utilizado na fuselagem. Difere basicamente no desenho do molde. Cortar uma asa boa nao é facil e exige muito "treino". Aconselho primeiramente dar uma boa lida em artigos pela internet sobre corte de asas, mas mesmo assim , acredite, com muita sorte a primeira ficará "BOA" :-)). Alguns blocos perdidos e você estará apto a cortar uma asa.

Os moldes que acompanham este artigo foram feitos para utilizar um bloco de isopor de 3cm de espessura. Caso o seu bloco possua uma espessura maior corte os moldes com esta sobra ou trace uma linha a 3cm para que voce possa alinhas o molde depois..

Separe um bloco de isopor P3 com 50 cm de comprimento , 3cm de espessura e 20 de largura.
Posicione o molde do parte de cima da asa na lateral do isopor. Faça isso com uns 10 alfinetes para garantir que o molde nao irá se mover durante o corte.

Cuidado na hora de colocar os alfinetes pois se estes entrarem tortos poderá enganchar no fio do cortador.

Observe que os moldes possuem uma sobra a mais na frente e atrás , isso é para voce apoiar o arco de corte antes de chegar no isopor, isso evita erros de corte..

Com a mão firme passe o arco de corte calmamente , não faça força pois o fio poderá esticar mais nas pontas e no meio da asa formar uma curva que dará diferença no perfil.
Uma dica para o corte : sempre utilize pesos em cima do isopor para evitar que ele se mova.

Com a parte de cima cortada , retire o perfil e posicione o perfil inferior. Alinhe o perfil com a parte superior do isopor ou com o risco traçado aos 3 cm da base. Repita o mesmo processo do corte anterior.
Faça isso com os dois lados da asa e vamo ao próximo passo.
Ao lado os dois perfis de um lado da asa. O que irá fazer o corte de cima da asa e o de baixo. Um é o complemento do outro. O perfil de cima deve ser alinhado com a parte de baixo do isopor , e o perfil de baixo deve ser alinhado com a parte de cima do isopor. Observe que os perfis são gerados para um um bloco de isopor de 3 Cm , se o seu bloco for mais espesso trace uma linha no isopor a exatos 3 cm da base e alinhe o perfil inferior com esta linha.
Na foto ao lado uma asa cortada.
Com as duas asas cortadas lixe com lixa fina para tirar marcas do corte. Sempre que for lixar a asa apoie sobre os as bases deles. Isso irá evitar que voce entorte a asa.

Agora que temos a asa lixadinha , precisaremos unir as metades , mas só passar uma colinha e unir iria deixar elas muito frágil , para isso precisaremos de um "pino" na asa, como este avião não possui diedro, basta voce pegar uma madeira de balsa dura de 20 cm X 3mm de espessura e 1 cm de altura.

Faça um corte no meio da asa como mostra a figura e dalhe cola epoxy. Não utilize cola de isopor ou algo assim , elas não aguentam o tranco.

Agora só nos resta fazer os ailerons. Para isso marque na asa seguindo o desenho ao lado e tire fora com um estilete os dois ailerons.

Para os ailerons terem movimento você precisará fazer um corte de 45º graus como foi feito no profundor.

Deixe para passar as fitas (Dobradiça) Depois que asa estiver entelada. Entelar sem os ailerons facilita muito.


:: ENTELAGEM

Para entelagem deste modelo você pode optar por fita larga colorida ou vinil , eu preferi o segundo pelo acabamento melhor. Nesta etapa do aero eu não tenho muitas dicas para escrever. O vinil é muito facil de utilizar e estica muito com um secador de cabelo da patroa. O pouco que eu posso dizer é :

1 - Se possível trabalhe em 3 pessoas , uma para ir soprando com o secador para o material esticar e duas para ir puxando o adesivo. Com calma e um pouco de ajuda é possivel esticar bastante o vinil a ponto dele afinar e você ganhar uns "kilinhos" a menos no avião.

2 - entele sempre a parte de cima primeiro , deixando para"fechar" a entelagem na parte de baixo. Isso garante que voce possa esconder alguns errinhos em baixo :-)

3- No caso da asa entele primeiro a parte de baixo , quando for fazer a entelagem da parte de cima faça com que sobre material até o dorso da asa. Isso evita que o vento sobre a asa aos poucos solte o adesivo.

Para aliviar peso atrás do avião o leme eu não entelei , deixei em depron , e o profundor eu entelei com fita transparente larga. Sem a entelagem as dobradicas iria msoltar muito facilmente do depron.

Para compensar o peso da entelagem do profundor eu fiz alguns furos com a dremmel. Observe na Foto


:: LINKAGEM

PROFUNDOR :
O Comando do profundor é feito com um tubinho (Push-Road) e um arame de aço 2mm. Caso voce não encontre o tubinho em lojas de aeromodelismo da sua região utilize canudinhos fino de refrigerante.

Para fazer o furo da passagem do tubo voce irá precisar de um arame de aço grosso que não entorte , começe enfiando o tubo por trás da fuselagem até que ele saia de baixo da asa. Se por acaso ele sair lá em cima da asa não se preocupe :-)) eu errei algumas vezes tbm rsrs..

AILERON :

Na primeira linkagem deste modelo eu utilizei tubos igual ao profundor mais a curva acentuada travava demais os comandos e me obrigaria a utilizar um arame de aço muito fino. Resumindo : Observe a foto ao lado e mão na brasa. Ele foi feito com aço 2mm. Procure fazer aquela dobra no arame , como mostra a foto , isso ajuda a fazer os ajustes de diferenças que poderao dar na hora de dobrar os arames para fazer o Z-Link.

Com o avião entelado , linkagem finalizada , só nos resta colocar todos os equipamentos no aviao , dar uma verificada nos comandos e começar a reservar a área de voo.

Com todos os equipamentos no aviao , verifique se o CG está correto. O Cg deste modelo fica a 1/4 da asa. Na planta do modelo tem marcado o ponto exato.


VOO

Para o primeiro voo eu recomendo um dia com um pouquinho de vento para que você possa lança-lo contra e subir mais facilmente. De 50% de motor e lance o avião em linha reta , não lance para cima com o risco de estolar o avião na saida.

O Avião é super tranquilo de voar , não é um trainer mais também não é arisco , eu diria que é um segundo modelo.

É isso pessoal. Finalizo aqui este "pequeno" artigo e espero que vocês possam se divertir com o Quick.

Até o dia que esta matéria foi publicada o autor e o modelo encontram-se inteiros na cidade de Curitiba , espero que até você construir o seu os dois continuem da mesma forma rsrsrsrsrs...


Abraços
RAfael Metring
Curitiba-PR
ICQ : 40046348

DOWNLOAD DOS MOLDES : CLIQUE AQUI

O arquivo quick.zip contém dois arquivos :

Quick.png ( Moldes do avião ) - Abre no fireworks ou Corel Draw

Perfil.dxf ( Perfil da asa ) - abre em qualquer programa CAD

Links Úteis :

Montando um arco de corte