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Está acontecento em Janeiro...

 

 

 

Do you speak English?... Em caso negativo, lá vai as dicas de Inglês do mês de janeiro.

 

                                                                     rcengine01.gif (10148 bytes)

1. Needle valve used to regulate - agulha
fuel flow
2. Barrel - sabe-se lá
3. Carburettor - esta é óbvia
4. Crankshaft - suporte da hélice
5. Crankshaft inlet valve -  iihh
6. Crankcase - carcaça do motor
7. Counter-balance - ops
8. Crankpin - idem
9. Glowplug - vela
10 .Cylinder head - cabeçote
11. Cylinder - cilindro
12. Exhaust port -porta do escape
13. Piston pin - pino do pistão
14. Piston - pistão
15. Connecting rod -biela
16. Recoil pull starter - recoil

 

 

Utilize nossos Classificados... Você sabia que em nosso site você pode comprar e vender produtos de modelismo usados através de nossos Anúncios Classificados? Você mesmo pode colocar o anúncio e é totalmente gratuíto. Veja clicando aqui.

 

Ailerons de Extra!"  Deu na Lista de Discussão da www.aeromodelo.com.br : Ontem, no final da tarde, como de costume, estávamos todos reunidos, no Aeroclube da Paraíba, para o nosso bate-papo de "happy end". Acontece, que a mais ou menos duas semanas, unicamente por falta estrita de hélice, o Hugo não voava. Pois não é que a danada chegou, e, lá estava ele com seu Extra 1|3 de Escala da Lanier, motor 3W 120 cc fazendo seu vôo, na pista do Aeroclube. Muitas manobras, firulas, tudo que tinha direito, o Extra fazia. Pouso perfeito. Avião no chão, nada quebrado. Vamos para a cerveja, pois estamos no período de Festas. Diga-se de passagem, que esse modelo, levou um estouro em Fortaleza depois de um "Loncevac", quando o motor parou no meio da fumaça, culpa de uma bomba instalada em local pouco recomendado e passou 2 meses no estaleiro para reformas. Fomos para o nosso barzinho, como de costume, lá mesmo no aeroclube, pois ninguém é de ferro, e, cerveja vai cerveja vem, "Extrão" no chão do Bar, ninguém observando a "Cholinha", uma cachorra nascida e criada por aquelas bandas.., Eis que de repente, alguém notou aquele: CRACK, CRACK, CRACK....barulhinho sutil, manso, quase imperceptível! Era a "Cholinha", literalmente comendo o Aileron do Extra. Por esse motivo Amigos, aqui dou mais um de meus conselhos, muito útil por sinal.Comprem ração para seus caninos, não deixem nenhum com fome ou o resultado será esse, e, claro, cheguei a brilhante conclusão: "Os caninos adoram comer Ailerons de Extra!" Abraços, Diagoras Jr.

 

Turbina brasileira... Vc conheça a primeira microturbina nacional. Confira esse site.

 

A Importadora Hobby One deseja aos modelistas e lojistas...

Feliz Natal e um "fun-tástico" 2001 !!
Fernanda, Adriana, Alda, Silvio, Luis, Margareth, Manoel,
Rodrigo, Maxx, Sylvia, e Dubro.

 

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Uma Bela Foto...

 

             pylon.jpg (58832 bytes)

 

Produtos Robart... Conheça a linha de produtos Robart que vem sendo importados pela Distribuidora Diniz Esteves

 
 
ROBQ103 Perna do trem de pouso principal escala .60 (2)
ROBQ104 Perna do trem de pouso (3 gear) escala .60 (3)
ROBQ105 Perna do trem de pouso principal escala .40 (2)
ROBQ106 Perna do trem de pouso (3 gear) escala .40 (3)
ROBQ107 Perna do trem de pouso escala para P51 .40 (2)
ROBQ108 Perna do trem de pouso escala para P51 .60 (2)
ROBQ110 Roda escala 2" c/buchas e calotas (par)
ROBQ111 Roda escala 2" ¼ c/buchas e calotas (par)
ROBQ112 Roda escala 2" ½ c/buchas e calotas (par)
ROBQ113 Roda escala 2" ¾ c/buchas e calotas (par)
ROBQ114 Roda escala 3" c/buchas e calotas (par)
ROBQ115 Roda escala 3" ¼ c/buchas e calotas (par)
ROBQ116 Roda escala 3" ½ c/buchas e calotas (par)
ROBQ117 Roda escala 3" ¾ c/buchas e calotas (par)
ROBQ118 Roda escala 4" c/buchas e calotas (par)
ROBQ121 121 – bequilha retrátil escala
ROBQ148 Trem de pouso rotativo 90o. – Top Flite Corsair Giant
ROBQ160 WC # 160 WC – ¼, 1/5 bequilha escala c/ clilindro de ar
ROBQ164G 154G - bomba manual p/sistema pneumático
ROBQ165 cilindro de ar pneumático 3/8" bore 1" travel
ROBQ167 VR 167 VR – válvula de controle de ar variável
ROBQ168 168 – válvula de abastecimento e conexões
ROBQ169 169 – mangueira de ar 1,5 m, red, 1,5 m purple
ROBQ172 172 – tanque de ar pequeno
ROBQ188 188 VR – kit de instalação sistema pneumático c/tanque
ROBQ190 190 – conector rápido p/mangueira de ar (2pkg)
ROBQ191 191 – tanque de ar médio
ROBQ192 192 – tanque de ar grande
ROBQ215 conexão em T para ar 1/16" (4)
ROBQ221 conexão em T p/ar, glow, gas 1/8 (4)
ROBQ226 válvula de abastecimento rápido (2)
ROBQ306 306 – 3/32" dobradiça de ponto (15pkg)
ROBQ308 308 – 1/8" dobradiça de ponto c/eixo de aço (15pkg)
ROBQ310 310 - 3/16" dobradiça de ponto grande (15pkg)
ROBQ350 Dobradiça para porta do trem de pouso
ROBQ402 Stand para montagem e manutenção de modelos
ROBQ404 Medidor de incidência
ROBQ430 chave de hélice 12 e 1 (métrico e imperial)
ROBQ600 Trem de pouso mecânico 90O .15 - .40
ROBQ605 HD 605HD – Trem de pouso pneumático 90o.
ROBQ606 HD 606HD – Trem de pouso pneumático 85o - P47 Top Flite
ROBQ607 trem retrátil pneumático "Nose Gear" .45-.75
ROBQ608 Trem de pouso mecânico 90O .45 - .75
ROBQ608 HD 608HD – Trem de pouso mecânico 90o.
ROBQ615 615 – trem de pouso 100o. – T. Flite Corsair, P40E, Sptifire
ROBQ618 618 – trem de pouso pneumático AT-6 Midwest
ROBQ620 620 – trem de pouso AT-6 Midwest
ROBQ622-5 622-5 trem de pouso pneumático Top Flite p51 Giant
ROBQ630 BNZ 630BNZ – conjunto de trem de pouso Top Flite Bonanza
ROBQ690 Trem de pouso ¼ escala para J-3
ROBQ PT-19D PT-19D Trem de pouso PT-19 Dynaflite
ROBQ PT-19 HA9 - Trem de pouso PT-19 Hangar 9

Se desejar mais informações sobre qualquer dos produtos acima não deixe de visitar o site da Robart.

 

 

Regras do Ar... De autor anônimo...

 


RULES OF THE AIR:

1. Every takeoff is optional. Every landing is mandatory.
2. If you push the stick forward, the houses get bigger. If you
pull the stick back, they get smaller. That is, unless you keep
pulling the stick all the way back, then they get bigger again.

3. Flying isn't dangerous. Crashing is what's dangerous.
4. It's always better to be down here wishing you were up there
than up there wishing you were down here.
5. The ONLY time you have too much fuel is when you're on fire.
6. The propeller is just a big fan in front of the plane used
to keep the pilot cool. When it stops, you can actually watch
the pilot start sweating.
7. When in doubt, hold on to your altitude. No one has ever
collided with the sky.
8. A 'good' landing is one from which you can walk away. A
'great' landing is one after which they can use the plane
again.
9. Learn from the mistakes of others. You won't live long
enough to make all of them yourself.
10. You know you've landed with the wheels up if it takes full
power to taxi to the ramp.
11. The probability of survival is inversely proportional to
the angle of arrival. Large angle of arrival, small probability
of survival and vice versa.
12. Never let an aircraft take you somewhere your brain didn't
get to five minutes earlier.
13. Stay out of clouds. The silver lining everyone keeps
talking about might be another airplane going in the opposite
direction. Reliable sources also report that mountains have
been known to hide out in clouds.
14. Always try to keep the number of landings you make equal to
the number of take offs you've made.
15. There are three simple rules for making a smooth landing.
Unfortunately no one knows what they are.
16. You start with a bag full of luck and an empty bag of
experience. The trick is to fill the bag of experience before
you empty the bag of luck.
17. Helicopters can't fly; they're just so ugly the earth
repels them.
18. If all you can see out of the window is ground that's going
round and round and all you can hear is commotion coming from
the passenger compartment, things are not at all as they should
be.
19. In the ongoing battle between objects made of aluminum
going hundreds of miles per hour and the ground going zero
miles per hour, the ground has yet to lose.
20. Good judgment comes from experience. Unfortunately, the
experience usually comes from bad judgment.
21. It's always a good idea to keep the pointy end going
forward as much as possible.
22. Keep looking around. There's always something you've
missed.
23. Remember, gravity is not just a good idea. It's the law.
And it's not subject to repeal.
24. The three most useless things to a pilot are the altitude
above you, runway behind you, and a tenth of a second ago.


Diagoras e as Galinhas... Alguns modelistas chamam os helicópteros de "galinhas".Em uma lista de discussão de aeromodelismo, Diagoras chama a si a autoria deste apelido e explica como que lhe surgiu a idéia:  "Hazen, te explico o negocio de galinhas... não tem nada com gays ou qualquer outro correlativo ou mesmo comparativo. Tudo teve inicio com  uma queda de um Heli, por aqui, o Raptor, do James... Eu já vivia ressabiado com essas maquinas, pois nos nunca sabemos onde os danados irão cair ! Então, numa bela tarde, caiu o Heli do James, próximo onde eu me encontrava. Eu observei bem a queda e por incrível que pareça o que mais me chamou a atenção foram os estertores agonizantes e finais daquele bicho... Motor atacado, Helicóptero destruído no chão, e a Hélice principal tentando se virar pois o motor continuava a toda e... cada vez que ela passava pelo chão o bicho levantava o rabo, num estertor. Na hora, me deu um estalo na consciência e gritei: parece uma galinha que esta morrendo com o pescoço quebrado. E, com todo respeito, por aqui o apelido pegou, só chamam helicóptero de Galinha..."

 

Dizem por aí... Dizem por aí que o Jacaré vai virar bolsa de Madame....

 

Depoimentos do 1o. Vôo Solo... O Grupo Rodipa, dentre os membros o Rodrigo, dá instrução de pilotagem em São Paulo. Abaixo o depoimento de dois alunos do Rodipa no 1o. Vôo Solo.

1o. Depoimento:

Fiquei voando o dia inteiro. Já virei meio galão de combustível. Chega o fim do dia e Rodrigo, meu instrutor, me passa o total comando sobre a máquina. É hora do meu primeiro vôo solo. Estou muito nervoso, mas aceito a missão. A máquina já está alinhada com a pista de Mogi Mirim. Acelero o HTIII até plena potencia e ele começa a correr em direção ao lado esquerdo da pista. É hora de decolar. Saio meio desalinhado com a pista, mas nada que uma corrigida de leme não concerte. Faço uma curva para a direita, um pouco fechada, mas não era essa a minha intenção (meu avião tende a fechar as curvas, pois ele é asa baixa e não tem diedro). Faço uma passagem até a metade da pista e viro para a direita de novo. Dou uma balançada de asa (meio torta) para dar um tchau e logo depois começo a fazer uma curva para a esquerda para iniciar a final. Agora chegou a parte mais difícil do primeiro vôo solo - na minha opinião - o pouso. Venho arredondando e faço o toque quase que na nossa frente. Missão cumprida!!! O meu primeiro vôo solo foi concluído com sucesso graças a mim, mas principalmente ao Rodrigo.

 

2o. Depoimento

Vôo do HT I. Para um iniciante na área é ideal, pois o avião passa bastante segurança ao piloto. Sua asa assimétrica com uma área bastante considerável e em forma retângular é difícil de se estolar (quase impossível), possuindo comando de aileron manso que é difícil de causar uma manobra indesejável que o aluno-piloto não queira executar. Quanto ao seu profundor, também de comando manso, é ideal para o iniciante, pois com pouco comando e voando nivelado a uma velocidade constante de meio motor, será difícil de causar fadigas estruturais na asa, não deixando que o avião sofra com o fator carga "G".Como treinador, ele é ótimo, pois em vôo ele, por ser leve, "sente" bastante o vento, obrigando ao aluno-piloto trabalhar seu vôo, pouso e decolagem. Igual a maioria de pilotos, eu solei. Mas a única diferença foi que solei com um instrutor mais louco do que eu, porém muito responsável. No dia do meu solo estava bastante nervoso, pois o instrutor comentou comigo as possibilidades de nos "separar" (de eu solar). Treinamos o dia inteiro pousos, decolagens e toques e arremetidas. É interessante comentar que nesse dia o instrutor esqueceu o cabo trainer em casa. Diz ele que foi de propósito… , mas, enfim, vocês já devem imaginar pelo que eu estava passando! Sem o cabo, qualquer erro meu à baixa altura e …, teríamos uma "fogueira" no aeroclube! Bom, voltando ao meu vôo solo …, estava eu voando tranquilo, quando derrepente, do nada, o instrutor disse: "João, pouse o avião! Você está solo!". Nossa! Imaginem a alegria! Eu estava finalmente solo! Foi então que o instrutor, para comemorar, disse: "Faça algo pra comemorar!". E eu , empolgado, começei, sem o intrutor prestar atenção, a fazer acrobacias(feias, mas fiz!). Quando ele viu, só faltou levar cabada! Mas foi aí que agradeci a Deus por ele ter esquecido o cabo! Quem começar à voar vai ver! Cabada dói pra "BURRO"!  Bem! Essa foi minha experiência e teste com o HT I. Espero que sejam proveitosas as informaçõe aqui presentes!

 

SuperTen FW-04 Versão Especial...  Esta versão foi especial foi lançada pela Kyosho há algum tempo atrás, apenas para o mercado Japonês. Diante do sucesso alcançado, a Kyosho oferece agora esse modelo ao mercado mundial. O conceito básico é incluir no FW-04 acessórios   que normalmente seriam comprados à parte : motor O.S. 12CV(P), câmbio de duas marchas, deck superior de carbono, chassis principal especial, pipa, cotovelo, pneus de alta aderência e outros. Obviamente, ao optar pela compra desse modelo,  e considerando o valor dos acessórios comprados separadamente, você vai reduzir o custo total investido. Note que esse kit é fornecido sem carroceria. O primeiro lote será entregue no Japão em Janeiro 2001. A Hobby One prevê a chegada no Brasil em Abril ou Maio de 2001.

 

                            auto_superten_especial.bmp (360054 bytes)

 

Dica do Rebouças... Chega de dramas, veja neste site uma maneira prática e eficiente de pintar a carenagem daquele modelo lindo que você está construindo:


http://www.modelairplanenews.com/how_to/spray_painting1.asp


 

Desembarcou no Natal Hobby One... Veja só alguns itens que desembarcaram na Hobby One e que vão fazer a felicidade de muitos modelistas neste Natal

O.S.Engines :
11400 - 10LA Blue
11290 - 12CV-R c/Carb 10E
11292 - 12CV-R c/Carb 10A
 
Rádios Hitec para Auto :
Lynx 2 canais AM e FM
Lynx Sport
Lynx 3D computer
 
Rádios Hitec para Planadores e Nautimodelos :
Ranger 3 canais FM
Ranger 2 canais AM
Focus 2 canais AM
Focus 3 canais AM
 
Rádios Hitec para Aeromodelos :
Flash System X 4 e 5 canais
Receptores avulsos
Mais de 30 tipos de servos
Baterias e Acessórios
 
Aviões ARFs elétricos Kyosho :
10401 - Planador com motor Stratus Sport
10685 - T-33 com turbina e motor
10801 - Learjet com turbina e motor
10802 - F-16 com turbina e motor
Aviões ARFs p/motores a explosão Kyosho :
11522 - PT-19
11721 - Cessna 188 Agwagon
11722 - Super Stearman .40
11723 - Cap 232 Breitling
11730 - Catalina PBY
11732 - Cessna 182
11805 - Kyosho Trainer
11806 - Super Marine Spitfire
11835 - Zero
11837 - Tigermoth
 
Automodelos Kyosho escala 1/10 :
31541 - Nitro Tracker com motor GT12 off-road
31542 - Sandmaster MKII com motor GT12 off-road
3165 - USA-1 Monster Truck sem motor
31942 - Novo Superten FW-04 NSX com motor GS15S
31971 - Ultima ST Type R com motor GT15S off-road
31972 - Ultima ST Racing Sports com motor GX15
 
Copa Kyosho Hobby One Brasil
31801 - Mitsubishi Evolution com motor GS11R
31935 - Calsonic Skyline com motor GS11R
 
Automodelos Kyosho escala 1/8 :
31982 - Exxon Ford com motor GS21R off-road
31984 - Lancia Stratus com motor GS21R
Veleiros Kyosho :
40460 - Seawind
40601 - Pinnacle 600
40602 - Sea Breeze 600
40610 - Fairwind 900
40904 - Seadolphin 770
 
Nautimodelos c/motores elétricos :
40901 - Blue Streak 800
40615 - Streamliner
40805 - RC Surfer
 
Nautimodelos c/motores a explosão :
41315 - Hydro Jet com motor GT16
41451 - Jet Stream 1000 com motor GT32
41501 - Jet Stream 800S com motor GT16
41505 - Majesty com motor GT16
Hélices APC e Master Aircrew, aerógrafos Badger
e mais, muito mais....
Preços maiores informações sobre algum produto ?
Procure a Revenda Hobby One de sua preferência e
confira as novidades para o Natal !!

 

 

Oferta de Natal!!!

              Sandmaster MKII   +   rádio Hitec  + bateria de partida

                             3 X R$ 284,00 ou  R$ 774,00 a vista

 

                                                           

                                                   sandmaster_mkII_kyoc0508.jpg (12990 bytes)

                                                                                Sandmaster       

                                                             Veja mais detalhes deste auto clicando aqui

SPECIFICATIONS
Stock Number: KYOC0508 Sandmaster MKII
Length: 16.5 in (418 mm)
Width: 9.7 in (246 mm)
Height: 5.9 in (150 mm)
Weight: 3.3 lb (1500 g)
Wheelbase: 10.9 in (276 mm)
Engine: Kyosho GT-12SCR w/recoil starter (included)
Requires: 2-channel radio, glow fuel, glow starter

 

                                                             radio_hitec_Lynx2AM.JPG (17473 bytes)

                                                                                 Rádio Hitec

                                                                                  Mais detalhes deste rádio clicando aqui

 

 

                                                                        ni start hobbico.jpg (9550 bytes)

                                                                            Bateria de Partida

 

 

Oferta de Natal II... Veja só que preços para os componentes de rádio!!! Preços em dólar.

Transmissor 6 XAS                                                       150,00       
Transmissor 4 VF                                                          29,00
Receptor 7 canais (sem cristal)                                    85,00                        
Bateria do receptor                                                        23,00
Bateria do transmissor (4VF, 6 XA, 6 YF)                    17,00
Servo 3003 (só acompanha 1 cruzeta)                        19,00
Par de cristais FM                                                          33,00
Carregador de rádio                                                       8,00
Mesa de servos                                                                2,00  
Kit cruzeta (2 cruzetas)                                                   3,00
Extensão de aileron                                                        7,00
Chave liga-desliga                                                           12,50   

 

Hobby Trainer X Outro Treinador Nacional... O Hobby Trainer ARF custa  R$ 100,00 reais. Com os acessórios que seguem ele passa para R$ 143,00 reais: horns, roda trazeira, spiner, rodas, espuma base asa, pushrod(arames c/rosca), vareta pushroad, tanque, retentores de roda (par), retentor de roda trazeira, trem central, strips,  parafusos (motor/montante), links, montante e elásticos para asa. O menor preço que encontramos nas lojas para o seu concorrente nacional mais barato foi R$ 180,00 reais (preço médio = R$ 200,00 reais), sendo que não acompanham rodas, retentores de rodas, parafusos motor/montantes e links. Com um detalhe importante: enquanto que  o HT é de madeira, o concorrente é de fibra. Em relação ao importado mais barato cresce a diferença: são R$ 143,00 reais contra um mínimo de R$ 280,00. Com outro detalhe também importante: enquanto que o importado é descartável, o HT é fabricado para suportar várias pancadas!  Conheça o hobby trainer em www.hobbys.com.br/trainer.htm

 

Porque contatar a Hobby Esportes...  Você sabe porque é recomendável sempre que for comprar um produto de modelismo fazer um contato com a Hobby Esportes? Dois motivos:

Primeiro - Porque nossos preços são extremamente competitivos.

Segundo - Porque se não tivermos o que você procura imediatamente encaminhamos seu email para 105 lojistas brasileiros. Assim, dependendo do produto, vc poderá receber uma quase dezena de propostas de lojistas e selecionar aquela proposta que lhe for mais favorável.

Como fazemos isso? É muito simples. Dispomos de uma Lista de Discussão para a qual qualquer email que enviamos é distribuído para todos os membros da lista que são todos lojistas que ali cadastramos. Veja abaixo algumas das lojas que vão receber o seu pedido....

 
A Casa do Modelista
A. Corsino
A. J. Osorio Hobbies
Aeroclip Comércio de Modelismo Ltda
Aerobel
Aerobello
Aerokit Modelismo Ltda
Aeromaster
Alphaville
Aeromutley
Aero Park
Aeroplay
Aileron Modelismo
Albatroz Modelismo
Alfa Modelismo
AMC Comércio de Modelismo Ltda
American Sul Modelismo
ARC
Badulake Hobby
Big Planes Modelismo
Bragan Fly Modelismo
Brasilia Hobby Centre
Breyk Model's
Center Hobby Modelismo
De Santi
Delta Modelismo
DM Hobby Center
Doctor Hobby
Dynamic Racing
Fly & Ocean Modelismo
Fly Hobby
Freestyle
Gara'a
Hangar 18
Hobbies e Modelismo
Hobby Craft Modelismo Ltda
Hobby House Modelismo
Hobby Leste Ltda
Hobby Mania
Hobby Master
Hobby Mix Ltda
Hobby Racing
Hobby Shop Modelismo
Hobby Star
Hobby Way
Hobby World
Hobby Modelsport Com. e Imp. de Art. Esportivos
Hobby Planet
Hobby Star
Hobby Sport
Hobby Store
Hobbyland
Hobbymod - A Casa do Modelista
Hobby'n Wood Modelismo
Hobbylandia Com. e Ind. Ltda
Horiginal
Impact Hobbies
Incoaer
J.A. Modelismo
Joy Hobby e Modelismo Ltda
JR Airplane
JWS Stock Cars
JR Airplane
KNK Hobby
Kassino Tecnologia Ltda
Kobra
Kris Shop
Leve Toy's Modelismo Ltda
Limeira Hobby Center
Marcucci Modelismo
Mega Modelismo
M Modelismo
Marcopolo Modelismo
Master Time
Model World
Mr Toy Hobby
NGM Modelismo
Mar e Ar
Maceió Hobby Center
Marcucci Modelismo
Mini Plane
Mock Model's
Model Planes
Multihobbies Com. Imp. e Export. Ltda
N H Menezes & Cia Ltda
New Hobby Com. e Imp. e Exp. de Prod
Nimbus Modelismo
Patake Modelismo Ltda
Pepe Modelismo
Panaceia Modelismo
Paraquedas
Pepe Modelismo
Poly Distribuidora
Pro Hobby
R&A Modelismo
Roca Hobbies
Salles Hobby Model
Speed Racing
Schlichting Fly Models
Shopping Model
Sky @ Road Modelismo
Slick Model
Speed Modelismo
Tão Modelismo
Talk Shop
Tech Play
Teco-Teco Modelismo
Top Racer
Vagner Aircraft
Vip Models

Está acontecento em Dezembro...

 

Copa do Mundo de Vôo Circular... O CAMPEONATO INTERNACIONAL e COPA DO MUNDO de VÔO CIRCULAR COMANDADO acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2001 nas instalações do CÍRCULO AEROMODELISTA RAFAELINO. O campeonato será regido de acordo com o Código Desportivo da FAI em vigor (seção 4b). Maiores informações: Fax: 00-xx-54-3492-439770 Email:copa2001@mundocar.org.ar http://mundocar.org.ar/copa2001



2001 AeroDesign East... A SAE International fará realizar no ano de 2001 o "Projeto AeroDesign 2001 East", que deverá reunir equipes de estudantes e professores das principais escolas de Engenharia norte-americanas e do mundo, atraídos pelo desafio de colocar à prova um aeromodelo comandado via rádio,projetado e construído segundo requisitos e especificações previstas pelo regulamento da competição. Os competidores devem projetar e construir um aeromodelo destinado ao transporte de carga, sendo o motor padronizado e a área projetada do aeromodelo limitada. A pontuação é baseada no projeto, na carga efetivamente transportada durante competição e a estimativa da carga útil máxima. As equipes deverão apresentar o projeto e o aeromodelo por elas construído, pois ambos são avaliados. A SAE International será responsável pela organização e apoio logístico, fornecimento de suporte técnico. A equipe Aer 2001, constituída por alunos do 5º ano do curso de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), como campeã da versão brasileira da competição, irá representar o país a competição mundial, a ser realizada no inicio de abril em Orlando – E.U.A.. A equipe, além de ter vencido a competição, recebeu a menção honrosa de "Melhor Projeto", além de ter estabelecido um novo recorde de peso: 9,460 Kg, sendo praticamente o dobro do recorde anterior, sendo destaque em jornais na região.  Contando com total apoio da faculdade, a equipe continua desenvolvendo o projeto, buscando melhorias que tornem o projeto ainda mais competitivo, buscando a vitória, representando de forma honrosa o ensino brasileiro.
Mas para participar da competição, a equipe está necessitando de empresas que queiram patrocinar este interessante projeto, vinculando sua imagem a uma competição que alia tecnologia e inovação. O patrocínio será utilizado para custear a viagem dos sete integrantes da equipe, além da construção de um novo aeromodelo, com melhorias em relação ao projeto que competiu na competição nacional. Contato: email da equipe:
aerodesign@bol.com.br Raphael Leme Fone: (12) 9768-0777 email: raphael@aer.ita.br
raphaelleme@bol.com.br

Cortando Asa de Isopor.... A dica apareceu na Lista de Discussão. Quem souber quem é o autor, nos comunique para que possamos dar o devido crédito... "Para vcs que desejam cortar asas em isopor, tem um site muito interessante, que ensina como fazer uma "máquina" p/ cortá-lo. O corte de uma asa de isopor é mais fácil quando esta é paralela. Mas quando se trata de uma asa com certo enflexamento, bem, aí a coisa complica um  pouco. Pois no momento em que vc está executando o corte, tanto na asa paralela quanto na asa enflexada, o mesmo deve ser feito de forma proporcional para que não ocorra nenhuma desfiguração no perfil da asa. Ou seja, por exemplo, quando vc for arrastar o arco vc deve deslocá-lo uniformemente. Simplificando, o deslocamento de um lado de asa deverá ser o mesmo do outro lado (este procedimento somente se aplica p/ asas paralelas). Quando a asa possuir enflexamento, fica mais difícil, pois vc deverá calcular proporcionalmente os pontos em cada nervura. Tanto p/ asa paralela ou enflexada vc pode fazer marcações nos moldes das nervuras. Dependendo da medida da sua corda deve-se fazer umas dez marcações.  Quanto ao arco, eu fiz em madeira, sendo que um braço é fixo e o outro é articulado para compensar a dilatação do fio quando aquecido, sendo que neste último, o articulado, coloquei vários elásticos (daqueles que usamos p/ fixar asas) ou então câmara de ar cortada como elásticos (que tb servem p/ fixar as asas), estes elásticos servem para deixar o fio bem esticado. A fonte eu usei um velho vídeo-cassete, cuja a fonte é de 12v, deu na medida, sem precisar de ajustes na tensão. Mas vc tb pode usar uma bateria de carro. O fio não deve esquentar muito e não se deve parar durante o corte, pois caso isto ocorra irá estragar o isopor fazendo um sulco em toda a extensão da asa. Se necessário (caso vc use uma bateria de carro) faça um reostato, tipo de controlador de autorama enrolando em um cabo de vassoura uns 40 cm de fio de níquel-cromo, com isso a tensão poderá ser regulada. Eu usei fio de níquel-cromo que foi comprado numa loja de resistências (procure nas Páginas Amarelas da sua cidade). Não me lembro mais da medida que eu comprei, mas ele deve medir aproximadamente 0,3 mm e deve custar aproximadamente R$ 1,50 ~ R$ 2,00 / metro, mas tb pode-se usar cabo de VCC, que é menos flexível e resiste mais quando o esticamos.   Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só escrever. AHHH !!!! Já ia me esquecendo ... o site em questão é :

http://aeropic.free.fr/pages/modelisme/decoupe/decoupeenglish.htm

Belas fotos de planadores... Belas fotos de planadores e posters você pode ver no site


http://www.aufwind-magazin.de/aufwind-main/

 

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A festa do 11 aniversario do GVRC...   Foi nos dias 9 e 10 de dezembro.Como sempre a organização da festa foi perfeita. Os representantes do interior foram bem recebidos, tendo os seu nomes divulgados no som. O ponto alto da festa foi a voo do aeromodelo cap232 do gugu na escala de 40% equipado com motor bicilindro de 16 hp. A registrar tambem o belissimo voo do jato kanguroo equipado com turbina mercury de 8 kg de empuxo.

 

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Outro dia alguém... perguntou sobre o que era F3B, F3A, F3J ... Visite o site da APSIA em http://www.terravista.pt/ancora/1407/ e no menu da esquerda clique em Categorias de aeromodelismo.

 

Vem aí a Copa Mundial 2001... Veja no site

                http://www.wag2001.org/Esp/Marco%20Principal.htm

 

Dica do Rebouças... Neste site você encontrará uma variedade muito grande de plantas einformações úteis para o aeromodelismo. Este sem dúvida é um dos melhores sites de plantas na internet

                 http://www.geocities.com/f_lopezlago/Planos/

 

XI aniversário em Viamão no GVRC ... Nos dias 9 e 10 de dezembro, a partir das 9 horas da manhã, tem festa no Grupo Vector de Aeromodelismo Radio Controlado. Demonstrações especiais, vôo livre, pit race, caça a raposa, cata ao ovo e competições. Na oportunidade serão inauguradas as novas instalações da Pista Off-Road, bem como os equipamentos eletrônicos de controle da competição. Mais informações no site www.gvrc.org.br

APN convida.... É a tradicional festa de ano novo! No dia 17/12/2000 as 16:00 hs no Tanque do modelodromo do parque do Ibirapuera. A última prova do ano para barcos em escala, elétricos e à vapor com provas de manobra e atracação, reta e precisão,reboque e cabo de guerra. Será servido aos associados e convidados, refrigerantes e mini hot-dogs. Leve seu barco, sua família e seus amigos para participar da tradicional festa e ficar sabendo das novidades que a nova gestão está reservando para você! http://disb.com/apn/index.html REVEILLON DO HOT DOG Rua Natingui, 822-B - Vila Madalena - Tel.: 9233-8202 E-Mail: aspanaut@geocities.com

Encontro Estadual de Aeromodelismo... Nos dias 2 e 3 de dezembro. É no Rio Grande do Sul, em Santa Maria. Chegou a vez do tão esperado encontro de Santa Maria!!! Será na RST 287, km 2,2 Centro, Camobi, faixa nova. Vai ter jantar baile!! Inscrições no local. Mais informações com o Paulo Godoi, pelo telefone 055-222-1371. Convênio com hotéis.

 


Hobby Esportes: Divulgação do aeromodelismo e lealdade com o desportista


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