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 A Conexão Eletrônica MOTOR/SPEED/RECEPTOR/SERVOS/BATERIA

Instruções válidas para todos aeromodelos da linha hobby esportes

 

 

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Essa é a conexão dos três fios do motor com os três fio do speed control.

1o. - solde os fios nas conexões macho e fêmea. As conexões macho ficam para o lado do motor e as fêmea para o lado do speed.

2o. - coloque os espaguetis nas conexões e a seguir esquente os mesmo com um palito de fósforo ou isqueiro para que apertem.

3o. - corte as sobras dos espaguetis das conexões

4o. - os conectores devem ficar bem isolados pelos espaguetis de forma a que não entrem em contato e curto circuito

5o. - conecte os fios. Inicialmente qualquer um com qualquer um. Depois ajustaremos se estiverem errado.

 

 

ATENÇÃO: Na imagem acima a base do motor prende na parte de fora da porta de fogo. O ideal é que ela seja preso por dentro.

 

 

Solde os dois fios que saem do speed control no conector macho. O fio vermelho na plaqueta vertical e o preto na plaqueta horizontal de forma a que vermelho e preto coincidam com os fios da bateria vermelho e preto.

 

Para continuar faça o BIND no rádio:

BIND é o processo de vincular um receptor ao transmissor nos radios de 2.4 GHz. 

Conecte o Bind Plug no Canal da Bateria 
Depois Ligue a bateria ou ESC em outro canal qualquer
com o fio preto para o lado de fora do receptor 
Ligue o rádio com o botão do Bind Pressionado 
Quando a luz do receptor parar de piscar e permanecer acesa desligue o TX e o RX 
e retire o plug do bind
Depois ligue tudo de novo e teste com servos.
 

 

 

 

 

Conecte o fio tríplice que sai do Speed Control no canal 3 do receptor. Atenção: o fio preto (terra) é conectado à direita no receptor (é o padrão em todos os rádios). Se conectar invertido O RECEPTOR VAI QUEIMAR!!!!

Esse fio tríplice tanto alimentará com energia o receptor quanto transmitirá o comando do receptor para o acelerador contido no Speed.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conecte o fio que sai do servo do leme no canal 1 do receptor e o que sai do servo do profundor no canal 2.

Observe como ficou o esquema geral:

- os três fios que saem do motor conectam os três fios do Speed

- os dois fios que saem do Speed conectam os dois fios da bateria

- o fio tríplice que sai do Speed conecta o canal 3 do receptor (esse fio alimenta com energia o receptor e ao mesmo tempo transmite mensagens ao acelerador do speed)

- o fio que sai do servo do leme está conectado ao canal 1 do receptor

- o fio que sai do servo do profundor está conectado ao canal 2 do receptor

- se for utilizar ailerons no canal 1 vai o fio que sai dos servos dos ailerons (utilizar extensão Y para que o mesmo canal comande os dois servos e no canal 4 sai o fio que sai do servo do leme (ver esquema abaixo) e no canal 4 irá o fio que sai do servo do leme

 

 

Faça, primeiramente, uma rápida leitura de nosso página www.hobbys.com.br/radio.html para entender melhor o funcionamento de um rádio controle. Não aplique todas aquelas regras para essa instalação aqui. Siga o descrito abaixo.

Agora LIGUE O RÁDIO.

    1o. - ao levantar para cima o stick da esquerda do transmissor o motor deverá acelerar. Deverá girar no sentido anti-horário visto por quem está situado na frente do hélice ou no sentido horário para o piloto dentro da cabine do avião. Se estiver girando em sentido contrário, não mexa no fio preto que sai do motor e troque de posição a conexão dos dois outros fios do motor. Deverá girar no sentido correto agora.

    2o. - a posicionar para cima do stick da direita do transmissor o comando do profundor deverá baixar. Se subir, mude a posição da chave ELEVATOR no transmissor. Agora deverá ficar correto.

    3o. se não for utilizar ailerons, ao posicionar para a esquerda o stick da direita do transmissor o comando do leme deverá dobrar para a esquerda (de quem está atrás do aeromodelo). Se dobrar para o lado contrário, mude a posição da chave AILERON do transmissor. Agora deverá ficar correto.

    4o. se for utilizar ailerons ao posicionar para a esquerda o stick da direita do transmissor o aileron da asa esquerda deverá levantar e o da direita baixar. Nesse caso o leme vai no canal 4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        No caso do CAP21Eletric instale a bateria bem a frente (mais a frente do que aparece na foto e encostando na porta de fogo), isso para que o Centro de Gravidade deste aeromodelo fique correto. O centro de gravidade do aeromodelo deve ficar no primeiro 1/3 da largura (corda) da asa, ou seja, na parte em que a asa é mais espessa (grossa).

 

 

 

Especificidades do Eletric Trainer:

 

 

 

Veja acima o EletricTrainer. Onde está a caneta (no 1o. 1/3 da asa = onde ela é mais espessa) é onde deve ficar o CG (Centro de Gravidade) do aeromodelo. Isso é válido para todos aeromodelos. A bateria será colocada mais a frente ou atrás até ajustar o CG na posição indicada. A espuma que vc vê ao lado da caneta ficará prensada entre a tampa do capô e a bateria, fixando dessa maneira a bateria em seu lugar.

 

 

 

Um pequeno corte de estilete na fuselagem servirá de saída externa do fio da antena do receptor.

 

 

 

Outro corte para o fio do 2o. receptor (receptor externo)

 

 

Os fios dos servos dos ailerons deve passar por dentro das nervuras até sairem no centro da asa. Mas nada impede que esses fios saiam para fora na posição do sevo mesmo. Neste caso um  pequeno corte na chapa de balsa servirá para fixar os conectores no centro da asa (dê um pingo de bonder no fio passando no corte)..

 

 

Caso seu carregador de bateria seja o azul retangular veja como que se carrega a bateria nesta página (clique).