Classificação dos veleiros

 

Os veleiros são classificados relativamente ao seu aparelho e dividem-se geralmente em dois grupos: navios redondos, aqueles que envergam velas redondas majoritariamente, ou navios latinos que envergam panos latinos possuindo por vezes um ou outro redondo.

Galera

Barca

Lugre

Lugre-patacho

Lugre-barca

Lugre-escuna

Clipper

Brigue

Polaca

Brigue-escuna

Patacho

Sumaca

Escuna

Palhabote

Iate

Caíque  

Cutter

Ketch

Iole

Sloop

Os mastros denominam-se de proa, de meio ou de ré, ou tomam por vezes o nome da sua vela principal. O de traquete (à proa), grande (do meio) e de gata ou da mezena (à ré consoante for redonda ou latina). No caso de navios de 4 mastros teremos o contra-traquete entre o mastro grande e o traquete. Com cinco mastros entre a mezena e o grande temos o mastro contra-mezena. Pode ainda possuir à proa, quase na horizontal, um gurupés, pau de bujarrona e pau de giba. Um mastro, se não for de uma peça só, é constituído por um mastro real, mastaréu de gávea e mastaréu de joanete. Os mastaréus são ligados entre si pelo cesto da gávea e pelas pegas.

mastros

O nome das velas de um moderno veleiro de cruzeiro resumem-se praticamente à vela grande, velas de proa, como o estai,a genoa e ainda, nos de dois mastros, a mezena e por vezes estai entre mastros. Todas são latinas, inclusive o balão ou spi (abreviatura de spinnaker) que se pode assemelhar a uma redonda, mas apenas na sua mareação.

Nas embarcações de três ou mais mastros existe uma grande variedade nos nomes das velas.

  Sobres

E-Sobre de proa
C-Sobre grande
H-Sobrejoanete de proa
F-Sobrejoanete grande
 

Latinas de proa

W-Polaca
X-Vela de estai
Y-Bujarrona
Z-Giba
 

Joanetes

K-Joanete de proa
I-Joanete grande
 

Outras Latinas

U-Estai entre mastros
A-Mezena
B-Gave-tope
 

Gáveas

N-Velacho alto
L-Gávea alta ou Sobregávea
Q-Velacho baixo
O-Gávea baixa
 

 

 

Papafigos

T-Traquete
R-Grande
 

 

 

Os estais entre mastros tomam normalmente o nome do estai do mastro. Por exemplo, estai de mezena por ser envergada no estai do mastro de mezena. A polaca é um estai de tempo.

veleiro

Navio redondo. As velas latinas são a vermelho e as redondas as mais escuras