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DICAS PARA QUEM PRETENDE COMPRAR UM AEROMODELO

Iniciação ao aeromodelismo a combustão e elétrico

 

Introdução:                                                                                                                                  Descrição: cesninha.jpg (1798 bytes)

 

Aeromodelismo radiocontrolado é um esporte fascinante.

É emocionante pilotar aeromodelos que chegam até 300 ou 400 km/hora. É empolgante atravessar as nuvens com um aeromodelo (o transmissor chega a comandar o aeromodelo em uma distância de até 2 km). A sensação que se tem é de estar verdadeiramente voando, pois que o aeromodelo faz exatamente aquilo que se quer e que se manda ele fazer. Os comandos são os mesmos de um avião de verdade e as reações do modelo também. No transmissor de 4 canais tem-se o controle do acelerador, leme (direção), profundor (para cima e para baixo), aelerons (movimento lateral).

 

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O aeromodelismo r/c é praticado por pessoas de todas as idades, de 8 a 88 anos. Há em torno de 300 pessoas praticando aeromodelismo em Porto Alegre. Quase todos se conhecem pelos nomes. Por isso aeromodelismo é um ótimo hobby para se conhecer pessoas e fazer novos amigos. Como existem encontros de aeromodelismo por todo Estado, volta e meia são organizadas caravanas para ida a esses festivais.  Na maior parte das cidades brasileiras de tamanho médio para cima é assim também. No Brasil são mais de 15.000 aeromodelistas praticantes. Diversas são as cidades de 50.000 habitantes com um grupo de algo próximo a uma dúzia de aeromodelistas que se reúnem todos finais de semana. Se a sua cidade tem esse número de habitantes e não possui um grupo de aeromodelistas é porque vc ainda não se tornou um. Logo que lhe virem pilotando um aeromodelo você estará formando o primeiro grupo de sua cidade. Essa é nossa experiência.

 

Preço:

A Hobby Esportes quando vende um aeromodelo, ela não está vendendo um simples objeto mas todo um serviço de orientação, manutenção e instrução que acompanha o aeromodelo.

Nossos preços de aeromodelos completos estão entre os mais baratos no mercado. O nosso preço do aeromodelos trainer completo pronto para voar, tanto na modalidade glow (movido a combustão) como na modalidade elétrico,  é, efetivamente, o mais barato do mercado.

Se você quiser se iniciar bem no aeromodelismo r/c compre aquilo que é padrão para iniciação: rádio 4 canais de boa marca, motor 40 se glow ou na faixa de 100 watts se elétrico,  e aeromodelo leve e compatível com o motor. E lembre-se:  na Hobby Esportes quando você recebe o produto em casa o nosso trabalho de venda ainda não terminou.

Se você não for de Porto Alegre, faça um contato conosco que lhe indicaremos o caminho para encontrar o grupo de aeromodelistas de sua cidade.

 

Motor, Rádio, Aeromodelo e Acessórios:

 

Você é iniciante? Se for é quer iniciar no fantástico mundo do aeromodelismo radiocontrolado a primeira decisão que você deve tomar e ser vai iniciar pelo aeromodelismo elétrico (com motor elétrico) ou pelo aeromodelismo a combustão (com motor a combustão). A maioria dos iniciantes está optando por ingressar no elétrico e pelas seguintes razões: o custo do investimento inicial é menor (a metade do preço) e é mais prático na medida em que você para voar um elétrico você não precisa se deslocar para o campo fora da cidade (é que os aeromodelos a combustão são maiores e por oferecerem mais riscos só podem ser pilotados longe das cidades). Mas de qualquer forma, é tudo uma questão de gosto pessoal. Ainda há muita gente optando por iniciar pelo aeromodelismo a combustão.

           A melhor maneira de iniciar o aeromodelismo é aprendendo a construir um aeromodelo e isso você faz adquirindo um KIT para montar. Mesmo que você não entenda coisa alguma de aeromodelismo, não se preocupe, este é o caminho correto e nós lhe ajudaremos passando instruções e indicando página e ilustrações na Net. Se você já de início comprar um aeromodelo pronto para voar, mais adiante não tendo construído o mesmo, não saberá fazer check ups pré-vôo, manutenção e pequenos reparos. Inicie o aeromodelo de maneira correta: construindo. Há uma grande difereça entre simples pilotos de aeromodelos e aeromodelistas. Esses últimos são iniciam construindo e com o tempo aprendem a projetar seus próprios aeromodelos. Não deixe de ler a página www.hobbys.com.br/aero.htm , redigida especialmente para aqueles que estão iniciando nesse fantástico hobby. Se for iniciante, leia também www.hobbys.com.br/iniciando.htm

          Quer iniciar pelo aeromodelismo elétrico? Neste caso os KITs do Ugly Stick ou do EletricTrainer são os mais inidicados.

           Quer iniciar pelo aeromodelismo a combustão (também chamado aeromodelismo glow)? Nesse caso sugerimos você iniciar com o Hobby2000.

Dentre os rádios,  é suficiente um rádio 4 canais,  FM ou sistema 2.4.

Se a sua opção for por um aeromodelo elétrico o importante é que o aeromodelo seja leve, possibilitando assim o vôo a baixa velocidade. O aeromodelo que recomendamos é ou o EletricTrainer ( www.hobbys.com.br/eletrictrainer.htm ) ou o Ugly Stick ( www.hobbys.com.br/ugly.htm ).  Por várias razões: (1) eles possuem bastante sustentação, possibilitando assim o vôo lento; (2) eles possuem todas peças de reposição; (3) damos toda a assessoria tanto para a construção do kit como para a instalação do motor, speed, bateria e rádio; (6) os aeromodelos tem diversas imagens e fotos explicativas disponíveis na Net; (7) custam menos da  metade do preço dos importados; (8) a razão de planeio e sustentação deles é praticamente imbatível.

Uma boa opção para aeromodelismo glow é nosso Hobby2000 . Há várias razões para você preferir um Hobby2000: (1) ele possui bastante sustentação, possibilitando assim o vôo lento; (2) ele é feito de madeira, o que permite vários consertos, coisa que não é suportada pelos aviões fabricados em fibra de vidro; (3) ele possui todas peças de reposição, o que não ocorre com os importados. Se vc parte uma asa de um Hobby2000 nós temos ela para você repor ; (4) damos toda a assessoria tanto para a construção do kit como para a montagem do modelo semi-pronto - ARF; (5) o aeromodelo conta com  diversas imagens e fotos explicativas na Net; (6) o Hobby2000 custa menos da metade do preço dos importados; (7) a asa é feita de nervuras de balsa (estrutural), o que lhe assegura mais robustez; (8) existem diversas outras razões, mas essas vc só vai conhecer quando estiver pilotando um H2000.

Atenção: FUJA dos aeromodelos elétricos do tipo “brinquedo”, esses aeromodelinhos importados prontos para voar muito baratos, mas que acabam custando muito caros, pois diante da menor pancada eles não tem volta, nem no que diz respeito ao aeromodelo propriamente dito nem no que diz respeito a seus componentes eletrônicos que não possuem peças de reposição no mercado. Se for ingressar pela porta dos elétricos, adquira um conjunto do tipo "profissional", que é o que vendemos e o que a maioria das lojas especializada em modelismo vendem. E tenha também em mente. Aeromodelo com menos de 1 metro de envergadura (comprimento) de asa NÃO É treinador,  pois que, inevitavelmente tem pouca sustentação e é arisco.

 

 

 

                                                              Descrição: z COMANDOS AILERON MOVIMENTO.GIF (82719 bytes)


A imagem acima é um exemplo das disponíveis nesse site (colaboração do aeromodelista  José Hamilton Chaves).  

Temos recomendado os iniciantes a não adquirem seu primeiro aeromodelo com rádio, motor e acessórios já instalados. É necessário que o iniciante faça essas instalações para que depois tenha condições de fazer a manutenção do aeromodelo e o check up pré-vôo sem estar sempre dependendo de terceiros. Se é o próprio iniciante que faz essas instalações ele adquire todos os conhecimentos necessários para na sequência fazer a manutenção de seu aeromodelo. O iniciante também não precisa comprar todo equipamento de uma vez. Pode iniciar apenas pelo aeromodelo ou pelo aeromodelo e acessórios, deixando outras etapas a aquisição do motor e rádio.Sobre essa alternativa, que é muito boa, leia www.hobbys.com.br/iniciando.htm

 

 

Discriminando Componentes e Acessórios do Aeromodelo Trainer para Iniciação:

 

 

Elétrico:

 

Motor 100 watts

Speed Control

Bateria

Rádio

Ugly Stick

espagheti

conector

varetas de fibra

arames

adesivo perfilado

contra-montantes

horns

varetas redondas

elásticos asa

 

A combustão:

 

Motor .20 a .40

Montante

Vela

Hélice compatível

Spiner

Tanque de combustível

Mangueira de silicone

Rádio 4 canais c/4 servos

 Hobby2000

Trem de pouso

Par de rodas

Roda trazeira

Parafusos médios c/arruela

Pushroads

Links

Retentores de roda

2 Horns

Strips

Espuma base asa

Espuma do receptor

 

 

 

O aeromodelismo, ao contrário do que se imagina, não é um esporte caro. O investimento inicial, esse sim pode ser meio salgado, todavia, a manutenção é barata. Um vôo de 30 minutos consume apenas R$ 6,00 de combustível. No caso dos elétricos, não custa nada, pois a bateria é recarregável, A manutenção, consertos, reparos, regulagens, pode ser feita praticamente toda ela em casa. O aeromodelo, seu motor e rádio são capazes de durar dez anos. Depende dos cuidados e cautelas do desportista.  

 

Reduzindo os Custos:

Se o preço de um aeromodelo novo não é, no momento, acessível para você, há alternativas. O que importa é que o preço não o impeça de se tornar um aeromodelista.

Uma solução é ir comprando tudo aos poucos. Primeiro compre o aeromodelo e se possível, também a Relação de Acessórios. Depois compre o motor.  Por último compre um rádio.

Informativo:

Logo que você começar com a prática do aeromodelismo r/c faça seu cadastro aqui ou em nossa loja. Assim, você passará a receber gratuitamente em casa ou por email nosso informativo trimestral. Através dele você fica sabendo tudo que está acontecendo em termos de aeromodelismo brasileiro.

Se quiser receber notícias fresquinhas e promoções através de seu E-mail, opte por elas durante seu cadastramento.

 

Apronfunde um pouco mais os seus conhecimentos:

Aprofunde um pouco mais seus conhecimentos sobre o aeromodelismo glow clicando aqui e sobre o aeromodelismo elétrico clicando aqui.

 

 

 


DICAS PARA QUEM RECÉM COMPROU UM AEROMODELO

 

PARA SUA SEGURANÇA:

Parabéns!!! Você adquiriu um aeromodelo radiocontrolado, montou, instalou motor, rádio e acessórios e agora vai voar!

Se tem instrutor de vôo, que vai lhe ensinar, ótimo. Se não tem, estude adquirir um cabo para simulador de aeromodelos disponível em nossa página www.hobbys.com.br/fms.htm Esse cabo vai conectar o seu rádio ao computador e a um simulador de vôo. É impressionante como ele é útil para aprender a pilotar um aeromodelo. Depois de simular bastante no computador e for aprender a pilotar sozinho siga os passos de nossa lição Aprendendo a pilotar sem instrutor. Método um dois três.

Seguem algumas dicas básicas sobre o equipamento que você adquiriu:

 

Carregando o Rádio:

As baterias do transmissor e do receptor devem receber a primeira carga. Ligue o carregador (certifique-se da voltagem da rede para não queimar o carregador) nas baterias e deixe carregar por 14 horas (as luzes vermelhas do carregador acenderão).

No dia anterior a que você for pilotar o aeromodelo, você deve deixar as baterias carregando por 14 horas. Mas lembre-se: nunca se deve dar meia-carga (porque as baterias possuem memória). Assim, antes de começar a carregar as 14 horas, deixe o rádio ligado (transmissor e receptor) até o marcador do transmissor entrar no vermelho. Quando ele entrar no vermelho é o momento de começar a carregar as 14 horas. Assim a carga será completa.

Mais um lembrete: quando for descarregar as baterias não deixe elas descarregarem totalmente (é só até entrar no vermelho), pois que isso pode implicar em inversão de polaridade.

Conserve o rádio em local seco e muito cuidado com quedas.  

 

Amaciando o Motor a Combustão:  

O local mais apropriado para amaciar o motor é instalado no aeromodelo (são menores as vibrações).

Três tanques é o suficiente para o amaciamento. Não que com esses três tanques o motor fique completamente amaciado (isso só ocorrerá lá pelo 15o. vôo). Mas três tanques são o suficiente em termos de amaciamento para que o quarto tanque seja gasto já em vôo.

O primeiro minuto de amaciamento deve ser com o motor bastante afogado (tão afogado a ponto de ser necessário manter a bateria ni starter na vela com vistas a evitar que o motor apague - em torno de 2 1/2 voltas no sentido anti-horário) e com a garganta do carburador toda aberta.

Após o primeiro minuto, gire a agulha da alta rotação no sentido horário (aproximadamente 1/2 volta) e tire a bateria ni starter. O motor deverá prosseguir trabalhando sem a bateria ni starter mas ainda o mais afogado possível e com a garganta toda aberta.

Nota: para afogar (= enriquecer a mistura = + combustível e - ar) gira-se a agulha da alta no sentido anti-horário. Para desafogar (= empobrecer a mistura = - combustível e + ar) gira-se a agulha da alta no sentido horário.

Observação: a agulha da lenta vem pré-regulada de fábrica. Não mexa nela. Você só poderá mexer nela mais tarde quando aprender a regular a lenta.

Deixe o motor gastar todo o tanque (sempre o máximo afogado antes de apagar).

Deixe o motor esfriar completamente e a seguir encha o tanque.

Toda primeira metade do segundo tanque o motor deverá rodar o máximo afogado (como no fim do primeiro tanque) sendo que 30 segundos com toda garganta do carburador aberta e 30 segundos 1/2 aberta, alternadamente.

Quando começar a segunda metade do primeiro tanque, abra toda a garganta do carburador, vá fechando a agulha da alta (girando no sentido horário) até o motor atingir o giro máximo. Atingindo o giro máximo, abra a agulha da alta 1/4 de volta (o motor ficará levemente afogado caindo um pouco do giro máximo). Gaste o restante do segundo tanque alternando 30 segundos com a garganta toda aberta e 30 segundos meio aberta.

Após o motor esfriar encha o tanque. Esse terceiro tanque será todo ele gasto da mesma forma que você vinha fazendo no final do segundo tanque.

Encha novamente o tanque e bom vôo. Lembre-se, até o décimo tanque - >1/5 de volta no sentido anti-horário além do ponto máximo de rotação (o motor trabalhará levemente afogado).

 

No caso de motor elétrico ele não precisa ser amaciado.  Mas poupe a bateria nos primeiros vôos. Não acelere demais o aeromodelo para que a bateria não esquente demais. É quando esquenta demais, que a bateria começa a perder sua vida útil.

 

Equipamento de Campo e Acessórios Reserva:

No caso de aeromodelismo elétrico, em vez de uma dessas caixas de madeira  (chamadas de caixa de campo) utilizadas em aeromodelismo a combustão, é mais interessante comprar uma dessas caixas plásticas utilizadas por pescadores. Possuem diversas divisórias e são vendidas em supermercados. Ali você poderá ter algumas pequenas ferramentas, como estilete, tesoura, fita isolante, lixa, chaves de venda e philips, colas silicone, cianocrilato, isopor e araldite, espaguetis, fios, baterias reserva, carregador.

Como acessórios reserva no aeromodelismo elétrico é interessante ter um total de duas ou até três baterias, algumas  hélices reserva, conectores. O carregador de bateria também é indispensável.

No aeromodelismo a combustão, o primeiro acessório a ser adquirido é a bateria ni starter. Ela é necessária para dar a partida ao motor. Se estiver meio duro, não se preocupe, todo mundo no campo tem a dita cuja e todos lhe emprestarão com prazer.

No caso do aeromodelismo a combustão, Motor + rádio + hobby2000 + Acessórios + bateria ni start é tudo que vc precisa para começar a pilotar. É o mínimo necessário, melhor dizendo. O Equipamento de Campo e Acessórios Reserva vc poderá ir adquirindo aos poucos.

 

Equipamento de Campo (combustão)

            bomba combustível manual ou elétrica

            1 chave de vela

            chaves fenda pequenas

            caixa de campo

            galão para o combustível

            1 metro de mangueira silicone

            starter torquemaster 90

            painel de controle

Acessórios Reserva (combustão)

            1 hélice 10 x 6 reserva

            1 vela OS reserva

            elásticos asa e trem reserva

            2 conjunto retentores servo res

            2 pares de links reserva

            1 par de horn reserva

            1 par de strips reserva

            1 par de rodas reserva

Não Adquirindo Acessórios:  

Se a essa altura do campeonato você tiver assustado, pois que anda sem dinheiro para essa parafernália toda, faça o seguinte: não compre nada! O seu aeromodelo com rádio e motor - e combustível - é o suficiente para você dar bons vôos nos fins de semana.

Para que caixa de campo se você pode usar uma bolsa? Para que bujão de combustível, bomba, bateria e carregador de bateria, se dá para usar uma garrafa plástica de coca-cola com um pedacinho de mangueira de silicone atravessando a tampa? Para que starter se dá para utilizar uma chave de fenda (não se aconselha a utilizar o dedo...). Para que alicate, chaves de fenda, hallen e de vela, bateria ni starter, se todo mundo tem isso no campo e qualquer pessoa empresta com prazer?

Isso tudo não é nenhuma bobagem! Para se ter uma idéia, um dos instrutores de vôo da Hobby, só foi adquirir a primeira bateria ni starter depois de um mês frequentando os campos. O bujão de combustível só depois de alguns meses. O starter só depois de um ano. A bateria para o starter só depois de dois anos de aeromodelismo (até então utilizava a bateria do carro). Até hoje não possui bomba elétrica!

Assim, o que se quer dizer é que os acessórios são acessórios mesmo. Não são imprescindíveis. Vai muito da pessoa. De seu jeito. Tem pessoas exigentes. Outras não. O que importa é que cada um aja de acordo com sua vontade e possibilidades.

Deve-se insistir: falta de dinheiro não é desculpa para não praticar-se o aeromodelismo.  E mais, a manutenção no aeromodelismo pode ser muito barata.

 

Por Final:  

Por final, qualquer dúvida, nos envie um email

Somos uma loja e como toda loja, vendemos. Mas, entendemos a nossa venda, dado a certas particularidades do aeromodelismo, como uma espécie de prestação de serviço. Temos por princípios e objetivos (1) a lealdade com o desportista (2) a divulgação do aeromodelismo (3) a formação de aeromodelistas e não de simples pilotos de aeromodelos. Essa é uma das razões pela qual, a nossa ver, manter alguém no aeromodelismo é tão ou mais importante do que fazer a venda inicial de um aeromodelo. Nossos clientes, pessoas dos mais diversos Estados brasileiros, seguidamente se tornam nossos amigos e parceiros. A grande maioria deles é chamada pelo nome. Essa é a nossa maneira de trabalhar. Ficando satisfeito com nossos serviços, a melhor forma de nos recompensar é indicando novos clientes. Bons vôos!!!

 

E voltamos a repetir, aprofunde um pouco mais seus conhecimentos sobre o aeromodelismo glow clicando aqui e sobre o aeromodelismo elétrico clicando aqui. Não deixe também de conhecer nossa página com as Lições de Modelismo.

 


Hobby Esportes: Divulgação do aeromodelismo e lealdade com o desportista


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